SADI CORRÊA DESCRIÇÃO DO BLOG

ESTE BLOG TEM COMO FINALIDADE MOSTRAR ALGUMAS LINHAS DE PENSAMENTO E ALGUNS TRABALHOS REALIZADOS PELO NOSSO SINDICATO(27 NÚCLEO DO CPERS DE TRÊS PASSOS), BEM COMO MOSTRAR ALGUNS DOS TRABALHOS DO NOSSO GRUPO MUSICAL LOKA SEDUÇÃO DE MIRAGUAÍ-RS.




sábado, 13 de março de 2010

PESQUISA PARTICIPANTE: SUPORTE PARA UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA









No campo educacional, atualmente, muito se discute a educação libertadora, transformadora, reflexiva, construtiva, participativa, emancipatória, investigadora, enfim, uma educação em que o educando seja sujeito e não objeto do processo de aprendizagem. Na verdade, nos deparamos com uma série de contradições em nossos estabelecimentos de ensino, pois a própria estrutura organizacional nos impõe a práticas demagógicas através da mera transmissão de conhecimentos.

Sabemos que nossas estruturas educacionais estão em processo de abandono pelo poder público, onde nossos educadores são verdadeiros heróis anônimos enfrentando dificuldades salariais, sem perspectivas de reposição e uma drástica perda de identidade sindical – muitos brigam entre si ao invés de brigar contra o sistema opressor - trabalham em outros setores da economia para seu sustento, trabalho este considerado como “bico”, e assim por diante. Mas isso não deve desanimar àqueles que, verdadeiramente, querem transformações sociais, e para que isso aconteça o caminho é a própria escola, onde nós educadores temos a chave dessa transformação.

O primeiro passo para construirmos uma educação voltada para a mudança de nossas práticas pedagógicas, bem como para um viés de transformação social, é conhecer nossa clientela, isto é, nossos alunos, bem como a realidade de nossa comunidade. É nesse processo que entra a pesquisa participante, que constitui-se numa metodologia apropriada, para desencadear um processo eminentemente de encontro com os anseios da comunidade escolar, baseado nos pressupostos da participação democrática e dialógica, onde a mesma é engendrada como uma prática investigativa que oportuniza especialmente aos grupos excluídos as esferas de decisões e de produção do conhecimento.

A pesquisa participante é um método e não uma receita, visando a compreensão e a transformação da realidade, capacitando o educando a interpretá-la de maneira autônoma. Nela não existe monopolização do saber e do conhecimento, o educador define temáticas significativas para o trabalho pedagógico, afirmando o papel de mediador e problematizador das diferentes concepções de mundo presentes na comunidade. É importante que se diga aqui que o educador e a escola não têm o “dever” de resolver todos os problemas vividos pela comunidade, mas a escola tem a incumbência de compreender esses problemas e, com a comunidade, ir na busca de alternativas possíveis no seu âmbito de ação. Como diz Paulo Freire “A escola não muda a sociedade, mas sem a escola a sociedade não muda”.

É através da pesquisa participante que se “molda” o aluno sujeito, crítico e atuante em sua comunidade, abrindo horizontes para atuação em movimentos sociais, a partir dos que vêm construídos pela base e não com iniciativas do Estado, criando-se um campo de oportunidades ao educando para que desde cedo milite sua cidadania nas práticas concretas do cotidiano buscando, de forma organizada e coletiva, a superação dos problemas locais e globais, embasados no campo da ética, do respeito e da justiça, construindo-se assim um novo mundo sem injustiças e com menos desigualdades sociais.

Sabe-se que a tarefa não é fácil, mas vale a pena ousar. É necessário retomarmos nossas práticas pedagógicas, valendo-se do trabalho coletivo e participativo, para rompermos com a atual ossatura arcaica estruturada em um planejamento rico em contradições e demagogias, onde “o professor faz de conta que educa e o aluno faz de conta que aprende”.

Sadi Corrêa – Professor de História do Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela - Miraguaí-RS.

MIL DOSES DE WISKI


ESTE É O TRIO "SEM FUTURO", PRÁ QUEM GOSTA DE GAUDERISMO É SÓ FALAR CONOSCO. RONI, SADI E JORGE.

SÓ EU AMEI VOCÊ