SADI CORRÊA DESCRIÇÃO DO BLOG

ESTE BLOG TEM COMO FINALIDADE MOSTRAR ALGUMAS LINHAS DE PENSAMENTO E ALGUNS TRABALHOS REALIZADOS PELO NOSSO SINDICATO(27 NÚCLEO DO CPERS DE TRÊS PASSOS), BEM COMO MOSTRAR ALGUNS DOS TRABALHOS DO NOSSO GRUPO MUSICAL LOKA SEDUÇÃO DE MIRAGUAÍ-RS.




sábado, 24 de abril de 2010

SAUDADES ETERNAS PROF. LUIS CARLOS WOCIECHOSKI

'Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontra, terá encontrado um tesouro”. Eclesiástico 6, 14.
Amigo, professor, companheiro e batalhador, exemplo de honestidade e justiça, colega de muitos anos em nossa escola, jamais compreenderemos e aceitaremos a forma cruel que roubou você de nós.
Em nossos corações ficou um vazio muito grande com a tua partida, pois jamais poderemos vê-lo realizando seu trabalho rotineiro, quer na sala de aula orientando as crianças para a busca da sabedoria, quer no pátio realizando a mais humilde tarefa de embelezar nossa escola, quer na horta incrementando a merenda escolar.
Tiveste uma grande preocupação e seguidamente nos dizias: “Não podemos passar por esta vida sem deixarmos marcas”. Temos certeza, suas marcas permanecerão para sempre conosco, pois não lutavas pelo teu próprio bem, mas do grupo todo.
Buscamos forças nas sagradas escrituras que nos confortam dizendo:
“Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que onde eu estou também vos estejais”. João 14,3.
E certos estamos de que sua morada junto a Deus já estava preparada, pois, na última aula de Ensino Religioso que desenvolveu momentos antes de tua partida, dizia: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o principio e o fim”, para quem tiver sede darei de graça da fonte de água viva.

Eu, professor Sadi, associo esta homenagem a este grande homem que ao nosso lado muito lutou por dignidade de nossa classe, pois o professor Vitinho foi um grande personagem na história sindical. Fez parte da diretoria do 27 núcleo do CPERS/Sindicato, foi representante municipal dos trabalhadores em educaçao do município de Miraguaí, que muito lutou pela nossa classe e pela qualidade de educaçao plena ao cidadão.

Homenagem Póstuma
Da direção, professores, funcionários, pais e alunos da Escola Osmar Hermann.








CPERS/Sindicato: 65 ANOS DE HISTÓRIA

ImageHost.orgImageHost.org
Marina Lima Leal

No dia 21 de abril de 1945 foi fundado, em Porto Alegre, o Centro de Professores Primários Estaduais (CPPE), que se transformaria mais tarde no CPERS/Sindicato, o maior sindicato do Rio Grande do Sul e o segundo maior do Brasil e América Latina, com mais de 85 mil filiados.

No ano em que a 2ª Guerra Mundial terminou, um grupo de professores, sob a liderança de Clélia Argolo Ferrão, reuniu-se na Sociedade Espanhola, na capital gaúcha, e criou o CPPE, um sonho acalentado havia bastante tempo, com discussões feitas nas escolas, especialmente na Presidente Roosevelt.

Entre as primeiras reivindicações figuravam a possibilidade de ingresso das professoras e professores normalistas nas Faculdades de Filosofia - hoje Faculdades de Educação - e reajustes salariais.

Em 1973, sob a ditadura militar, o CPPE passou a se denominar Centro dos Professores do Rio Grande do Sul (CPERS), integrando aos professores primários os docentes que atuavam nos ensinos fundamental e médio. Um ano depois foi conquistado o Plano de Carreira, que por se tratar de uma das mais importantes conquistas da categoria sofre ameaças e ataques desde que entrou em vigência. Os ataques mais duros foram feitos pelo atual governo do Estado. Mas a categoria resistiu e garantiu a sua manutenção.

Apesar de atuar como um sindicato desde a sua criação, defendendo melhorias salariais, planos de carreira, aposentadoria especial, entre outros, o CPERS não podia constituir-se como tal porque pela Consolidação das Leis Trabalhistas, criada dois anos antes por Getúlio Vargas, os servidores não podiam se organizar em sindicatos.

No decorrer de sua história, o CPERS vinculou-se às lutas mais gerais da sociedade e percebeu a importância de lutar ao lado de trabalhadores de outras categorias, especialmente os servidores públicos estaduais.

Além de todas as lutas empreendidas, o CPERS buscava a conquista de uma sede própria. E isso se concretizou em 31 de janeiro de 1979, quando recebeu as chaves do prédio instalado na Avenida Alberto Bins, 480, no Centro de Porto Alegre. As instalações foram edificadas ao longo de 13 anos.

A Constituição de 1988 possibilitou a transformação do CPERS em Sindicato. A discussão foi então iniciada com a categoria. Alguns professores não concordavam com a mudança. Mas em Assembléia Geral, realizada em 6 de outubro de 1989, a sigla CPERS foi acrescida da palavra Sindicato, transformando-se no atual CPERS/Sindicato. Em 1990, a entidade também passou a representar os funcionários de escola.

Coerente com sua postura de lutar junto com os outros trabalhadores, depois de uma ampla discussão com a categoria, o CPERS/Sindicato se filiou a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Isso deu-se em 26 de abril de 1996, durante Assembléia Geral.

Nestes 65 anos de existência, o CPERS/Sindicato tornou-se referência para o movimento sindical gaúcho e nacional e vem lutando, incansavelmente, pela dignidade dos profissionais da educação e por uma escola pública de qualidade para todos, além da defesa intransigente da democracia.

O CPERS/Sindicato é um patrimônio da democracia gaúcha e brasileira, construído por muitas mãos.

Parabéns CPERS, parabéns educadores, parabéns gaúchos e brasileiros por mais este aniversário. São 65 anos de lutas e conquistas.

Marina Lima Leal é professora e representante do CPERS/Sindicato no Conselho do IPE